top of page
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook
  • Youtube

SOBRE O BLEND CLASSIC

Público·1 membro

A HISTÓRIA DAS PIMENTAS DO BLEND CLASSIC.

Usamos 14 tipos de pimentas em nosso BLEND DE PIMENTAS CLASSIC.

É UMA EXPERIENCIA ÚNICA DE SABORES, AROMAS E TEXTURAS.


Foi um trabalho que começou em 2005 e foi se aperfeiçoando até 2012 onde se chegou na fórmula atual.

É uma mistura que compreende as pimentas do reino em diferentes estágios de maturação, com cores e origens diferentes, além das chamadas de falsas pimentas ou pimentas aromáticas. A soma de tudo isto é um tempero de intensidade de aromas e sabores únicos no mundo.

Cada pimenta do nosso blend traz uma história de onde foi produzida, que carrega desde o seu broto, da sua drupa (ramo com pimentas), do processo de colheita, secagem e classificação e entrega à você quando a consome; chamamos este processo genericamente de terroir, uma palavra que emprestamos do mundo do vinho para melhor explicar este legado que a pimenta carrega consigo.


Cada tipo de pimenta e sua história:


Pimenta Preta – Colhida no seu estágio de melhor desenvolvimento com os frutos de cor verde-amarelados. Ela é retirada das drupas e seca ao sol diretamente ou em estufas, algo parecido com o que se faz com o café e o cacau. É um processo puramente natural a fim de enriquecer e intensificar as propriedades dos frutos.

No nosso Blend Classic, as pimentas pretas, sim são vários tipos de pretas, de terroir diferentes que trazem notas aromáticas de madeira, resina, ervas frescas, defumado, côco, anis estrelado, tostado, frutas maduras, hortelã e mentol entre outras mais sutis. No sabor a picância vai de média a intensa com sabores adocicados e amargos e com uma textura adstringente.


Pimenta Branca – Colhida no mesmo estágio da preta com o diferencial de ser imersa em água corrente para retirar a casca onde está a maior parte da piperina que traz a picância, por isso geralmente são mais suaves, mas não se engane com isto. Existem brancas com alta picância, pelo menos para mim que já testei várias. Sim, eu provo as pimentas, variedade por variedade para as criações da FUSION FLAVORS.

As pimentas brancas que usamos, mais de um tipo de branca, em nosso BLEND CLASSIC aportam notas aromáticas de frutas cítricas, vegetais frescos, ervas, menta e animal selvagem. No sabor a picância é de média a baixa sendo que, uma delas, traz um componente de alta picância, mas com grande frescor no aroma.


Pimenta Vermelha – Colhida no seu estágio de amadurecimento final com a sua cor avermelhada para púrpura. São secas ao sol ou em estufas. É uma pimenta rara de baixa disponibilidade no mercado, pois necessita ser colhida tardiamente, o que torna arriscado ao cultivador de perder a sua colheita e assim determinando seu alto preço no mercado. Desta forma, somente os melhores produtores e mais experientes, se arriscam a produzi-la, fazendo a melhor ainda. É uma pimenta bem aromática e frutada e com uma ardência pungente.


Pimenta Verde- Colhida antes de atingir o amadurecimento completo quando ainda está na cor verde. A secagem deve ser rápida para se preservar a cor intensa e o frescor dos aromas e sabores.

Nossa pimenta verde seca traz notas frescas de menta, ervas tostadas e toques cítricos. Traz uma ardência média e um colorido verde vivido todo especial, que reluz dentro do vidro do moedor.


Pimenta Rosa - Ela não é propriamente uma pimenta do reino. Seu fruto pertence a uma árvore comumente chamada de aroeira mansa. O Brasil é um dos maiores produtores assim como Madagascar, Ilhas Maurício e Ilhas Reunião. Seu nome vem da cor dos frutos, que parecem sementes. Possui aromas resinosos, levemente adocicados de frutas frescas e flores, com toques defumados e amadeirados. Sua picância é baixa e com sabores ácidos, adstringentes no final.


Pimenta Jamaica - Com sua coloração típica marrom e com grãos grandes, a pimenta Jamaica, é um fruto proveniente de uma árvore que pode chegar aos 30 metros de altura. Originária do México, também está presente em outros países da América Central e Caribe, bem como no Brasil. São colhidas manualmente antes de amadurecer e depois secas, quando se tornam amarronzadas. Seus aromas são ricos, quentes e pronunciados como de cravo, canela, nós moscada, madeira de lei e com toques finos de eucalipto. Seu sabor traz média picância e ligeiramente, notas adocicadas.


Pimenta Cubeba - Esta pimenta é facilmente identificável pelo seu cabinho preso ao núcleo. Colhida antes de sua maturidade e posteriormente secas, possui uma linda coloração negra amarronzada brilhante ao final do processo. Muito usada em preparações culinárias no sudeste asiático e na África, onde figura no famoso tempero marroquino Ras-el-Hanout ou no mais famoso ainda, os Masalas indianos. Tem aromas refrescantes primários de cânfora misturados com menta e eucalipto, de madeira queimada e um fundo de cítricos com destaque para folhas de limão. O sabor é suavemente adocicado e mentolado, com picância média com toque adstringente no final e persistência na boca. Uma pimenta que tem propriedades medicinais e afrodisíacas que falaremos em outro post.


ree
Blend de Pimentas Classic

28 visualizações
bottom of page