Terroir do litoral e montanhas Índia (Fusion Flavors)
Nosso BLEND DE PIMENTAS CLASSIC possui 14 tipos diferentes de pimentas secas em grãos. Seus aromas, sabores e textura única estão conectados fortemente à origem das pimentas.
É uma composição de pimentas pretas, brancas, vermelha, verde e aromáticas sem paralelo no mercado mundial. Em sua formulação existem pimentas de vários lugares especiais, onde pessoas apaixonadas e vivendo nas suas comunidades, respiram plantar, cultivar e colher as pimentas. É um negócio que sustenta a sociedade e traz proposito aos que ali vivem em uma modalidade de agricultura sustentável e em contato com a natureza selvagem de forma geral.
Afinal de contas qual é o segredo do Blend de Pimentas Classic ser tão bom?
Ele está na combinação de características da pimenta do reino nascidas em várias partes do mundo que trazem a diversidade (terroir) de aromas e sabores para a mesma pimenta do reino e de outras aromáticas na sua composição. Emprestamos o termo terroir da cultura vinícola, que significa a expressão do local levada ao vinho pelas uvas ali cultivadas, influenciadas pela composição do solo, clima e geografia.
Então vamos entender de onde vem as nossas pimentas (terroir):
Campos na Índia
Da Ásia temos algumas pimentas da Índia. Elas são produzidas em áreas que compreendem faixas litorâneas com praias e montanhas belíssimas. Nossas pimentas indianas vêm de uma das mais tradicionais regiões produtoras de especiarias e biodiversidade no litoral do Malabar, sudoeste do país. Nesta região onde, praias e montanhas convivem, trazem uma diversidade muito interessante de sabores e aromas que vão de notas de chá tostado, madeira resinosa, balsâmicos e sândalo, sendo que uma delas é riquíssima em óleo e piperina. Outros aromas que você poderá experimentar são os florais e frutados e, por vezes, de animais selvagens proveniente da variedade branca. São notas selvagens como os tigres e elefantes que habitam a região. Algumas das variedades indianas usadas em nosso BLEND CLASSIC são classificadas como a fração das melhores pimentas produzidas na região. Seus grãos são maiores, mais robustos e intensos em aroma. Elas são colhidas bem maduras manualmente e depois selecionadas para se ter a melhor entre as melhores. O resultado disto é uma produção anual limitada.
Do Vietnam trouxemos pimentas que expressam toda a natureza do clima quente e úmido de onde vem. Os pés de pimenta chagam atingir 4 metros de altura e a variedade usada em nosso BLEND CLASSIC traz não só as notas picantes e quentes, mas também adocicadas. Uma combinação de aromas e sabores que deixam nosso produto inigualável.
Terras vulcânicas Indonésia
Das ricas ilhas da Indonésia, usamos a pimenta cubeba. ela traz notas aromáticas mentoladas combinadas com eucalipto, uma leve picância e um sabor adocicado e mentolado. Tem propriedades terapêuticas para o estômago, e muito usado na culinária ayurvédica por promover o bem-estar da saúde como um todo, participa na composição de temperos da cozinha clássica marroquina como no clássico Ras-el-Hanout e da indiana como nos Garam-Masalas. A pimenta cubeba é originária da ilha de Java, a quinta maior entre as ilhas que formam a Indonésia, hoje é cultivada também em outras ilhas do arquipélago como Sumatra. Além da pimenta cubeba a Indonésia produz outras pimentas em grãos muito especiais nas regiões de Lampung e na ilha Sumatra. A Indonésia que é um arquipélago de origem vulcânica, em constante mutação pela atividade eruptiva destes vulcões, sendo um dos mais famosos o Krakatoa, que fica entre as ilhas de Java e Sumatra.
Plantações de Chá Sri Lanka
Do belíssimo Sri-Lanka, conhecido antigamente pelo nome de Ceilão, país que tive a oportunidade de visitar, além dos negócios, e conhecer sobre a cultura local em 2015. Percorri desde o litoral de Negombo até a capital Colombo. Do país trazemos uma pimenta que é cultivada em uma área montanhosa na parte central. A pimenta é colhida em áreas próximas às plantações de chá, o qual faz do Sri-Lanka ser uma referência no mundo. Esta pimenta traz notas frescas de ervas e um pouca de picância ao nosso BLEND CLASSIC.
Da parte continental da África e das suas ilhas, temos em nosso BLEND CLASSIC, pimentas muito exóticas que, quando conheci, foi amor à primeira vista. Seus aromas e sabores são muito diferentes do que já havia provado antes, isto enriquece e diferencia nosso BLEND CLASSIC. São pimentas selvagens ou seja, não são cultivadas e crescem em meio da densa floresta tropical carregando nos seus grãos, toda a intensidade do terroir local. Possuem aromas terrosos e cítricos como de limão e mexerica e também frescas de eucalipto, contraponto notas quentes de especiarias; têm uma leve picância e sabor ligeiramente ácido no final. Elas são colhidas a mão por pequenas comunidades que vivem da silvicultura local, são secas e depois selecionadas também de forma artesanal. Da região insular africana trazemos outra variedade, esta cultivada em uma pequena ilha na costa ocidental onde há predominância de solos vulcânicos, e que são colhidas em sua maturidade. Elas trazem notas muito frutadas e herbais, com picância de média a baixa, e que exaltam os sabores principalmente de carnes vermelhas grelhadas.
Pimenta Rosa - Brasil (Fusion Flavors)
E como não poderia deixar de ser, temos pimentas produzidas na faixa de mata atlântica e cerrado do nosso Brasil, que é umas das mais belas áreas de diversidade biológica do mundo. Usamos em nossa produção, a mais alta qualidade que é classificação tipo exportação (ASTA). O Brasil é reconhecido como um dos maiores exportadores de pimenta do reino hoje, perdendo apenas para o Vietnam em volume. As melhores variedades brasileiras são a preta com aromas mais amadeirados e tostados e com picância de média a forte, a branca com seus aromas cítricos e mentolados e a rosa com sua cor peculiar, aromas cítricos e sabor ligeiramente acidulado. As três variedades que também compõe o nosso BLEND CLASSIC. Uma curiosidade, a pimenta rosa é nativa do Brasil e hoje tem a produção é dominada pelo Brasil e Madagascar, onde se adaptou muito bem. O Brasil que produz uma pimenta rosa de alta qualidade e sabor, além da belíssima aparência rosa brilhante da sua casca delicada.