COMO SÃO PRODUZIDAS AS PIMENTAS DO REINO PRETA, BRANCA, VERMELHA E VERDE?
Uma pergunta recorrente dos nossos clientes, e que aqui você vai entender tudo sobre isto, além de entender como elas participam do nosso BLEND DE PIMENTAS CLASSIC.
Por Hudson Silveira fundador da Fusion Flavors.
Pimenta Preta – Para produzir a pimenta do reino preta, ela precisa ser colhida no seu estágio de melhor desenvolvimento, em que os frutos estão de cor verde-amarelados. Ela é retirada das espigas e seca ao sol diretamente, algo parecido com o que se faz com o café e o cacau. Alguns produtores usam estufa. Nossas pimentas pretas do Blend de Pimentas Classic são 100% NATURAIS, apenas sofrem a secagem usando o sol ou estufas.
Pimenta Branca – São colhidas no mesmo estágio da pimenta do reino preta com o diferencial de ser imersa em água corrente para retirar a casca onde está a maior parte da piperina que traz a picância, por isso geralmente são mais suaves. Mas não se engane com isto, existem brancas com alta picância, pelo menos para mim que já testei várias. Sim eu provo as pimentas, variedade por variedade para as criações da FUSION FLAVORS.
Pimenta Verde- Elas são colhidas antes de atingir o amadurecimento completo, quando ainda está na cor verde. A secagem deve ser rápida para se preservar a cor. Pode ser também liofilizada, ou seja, por desidratação rápida sublimando a água, o que mantém muito o seu frescor e cor verde vivo. Liofilização significa congelar a pimenta e secar a vácuo. Não se usa nenhum produto químico no processo; é pura física da pressão e temperatura para evaporar a água da pimenta. No nosso BLEND DE PIMENTAS CLASSIC, usamos o processo natural de secagem rápida NATURAL e não o de liofilização.
Pimenta Vermelha – Para esta pimenta, ela precisa ser colhida no seu estágio de amadurecimento final já na cor avermelhada para púrpura. São secas ao sol ou em estufas. É uma pimenta rara e de baixa disponibilidade no mercado pois, necessita ser colhida tardiamente, o que torna arriscado ao cultivador e assim determinando seu alto preço no mercado. Desta forma, somente os melhores produtores se arriscam a produzi-la, fazendo dela melhor ainda. Ela é bem aromática e frutada e com uma ardência pungente.






